Ao som de muito Rockn Roll, o Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou a 9ª edição do Doe Sangue ao Som do Rock, no Hospital Estadual Alberto Rassi - HGG em parceria com a Rede Estadual de Hemocentros - Rede Hemo. O evento, que aconteceu no último sábado, (26/11), bateu recorde de doações e resultou em 191 candidatos, 154 bolsas coletadas e 18 cadastros para doação de medula óssea. Participaram as bandas Nightrain e Bandinha de Rock, além de motoclubes e torcidas organizadas.
Para fazer uma doação de sangue é necessário estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 69 anos, sendo que antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas.
Pessoas candidatas à doação de sangue com diagnóstico ou suspeita de covid-19 e que apresentaram doença sintomática, poderão efetuar a doação 10 dias após a completa recuperação. Os candidatos que apresentaram um diagnóstico positivo, mas que permaneceram sem sintomas, poderão doar após 10 dias da data de coleta do exame. As pessoas que tiveram contato com um caso confirmado de covid-19 durante o período de transmissibilidade poderão doar sangue sete dias após o último contato.
*Matéria da TV Anhanguera, exibida no dia 26/11/2022 no programa JA1