O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), lançou no dia 1º de abril, a obra da nova unidade de transplantes do Hospital Estadual Alberto Rassi - HGG. A solenidade de assinatura da ordem de serviço foi realizada no Auditório Dr. Luiz Rassi e contou com a presença do então secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino.
Nova unidade de transplantes
As novas instalações contarão com estrutura moderna e uma área de 644m², e terá um total de 32 novos leitos, sendo 26 para transplantes de rins, fígado e rim-pâncreas, e outros seis para transplante de medula óssea. A obra, estimada em 2 milhões de reais, já teve seu recurso repassado pela SES. A nova unidade proporcionará mais conforto e um atendimento mais humanizado aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
A unidade representará um grande avanço na saúde do Estado, uma vez que o HGG é referência nos serviços de transplantes renais e hepáticos. Só em 2021, o hospital realizou 114 procedimentos, sendo 102 de rins e 12 de fígado.
Desde a sua implantação, o serviço de transplantes renais do HGG já realizou mais de 600 procedimentos. Já o transplante de fígado tive início em 2018, sendo que a unidade de saúde é a única a fazer esse tipo de procedimento no Estado, contabilizando 33 transplantes.
*Entrada ao vivo da PUC TV, exibida no dia 01/04/2022, no TJ Goiás.