No dia 29 de janeiro é comemorado o Dia Nacional da Visibilidade Trans e o Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG criou um serviço exclusivo para acompanhar e oferecer atendimento médico e multiprofissional a transexuais, travestis e outras identidades de gêneros, desde 2017, o Serviço de Identidade de Gênero, Transexualidade e Intersexualidade – Ambulatório TX. Desde então, já foram realizadas 5.718 consultas das mais diversas áreas e 22 cirurgias, atendendo homens e mulheres trans. Desde a sua criação, já passaram pelo serviço cerca de 550 pacientes e, atualmente, mais de 350 são acompanhados no ambulatório.
O HGG foi a primeira unidade pública estadual a oferecer tal serviço em Goiás com atendimentos ambulatoriais, estabelecendo uma rede de cuidados e de acordo com as normatizações do Ministério da Saúde nas especialidades de ginecologia, cirurgia plástica, psiquiatria, urologia, psicologia e fonoaudiologia. Na parte ambulatorial são realizadas ações de acompanhamento clínico e hormonoterapia, destinados a promover atenção especializada no Processo Transexualizador.
O hospital realiza as cirurgias e acompanhamentos pré e pós-operatórios, com o objetivo de proporcionar atenção especializada no Processo Transexualizador. São disponibilizados procedimentos como histerectomia (retirada do útero), mamoplastia (retirada da mama), prótese mamária, tireoplastia (redução do Pomo de Adão) e redesignação sexual (neocolpoplastia - construção de neovagina).
*Matéria da TV Brasil Central, exibida no dia 31/01/2022, no Jornal Brasil Central.