No dia 18 de outubro o Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, realizou a oficial do novo aparelho de ressonância nuclear magnética e outros equipamentos para a modernização do parque tecnológico do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi – HGG, representando investimentos da ordem de R$ 16 milhões.
Foram adquiridos cerca de 650 equipamentos para a unidade de saúde. Dentre eles está o novo aparelho de ressonância nuclear magnética, que vai garantir aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) mais conforto e precisão no diagnóstico. A previsão é que sejam realizados aproximadamente 350 exames neste equipamento por mês. O maquinário antigo foi instalado no hospital em 1998 e funcionou por cerca de quatro anos. Em 2012, ano que o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) assumiu a gestão do HGG, o aparelho estava parado e foi preciso fazer ajustes e trocas de peças, o que não permitia a realização de todos os tipos de exame na unidade. Por ser um aparelho obsoleto, o seu funcionamento foi paralisado em 2019.
Também foi adquirido um aparelho raio x digital que é mais moderno e será capaz de ofertar cerca de 2.500 procedimentos por mês, proporcionando mais precisão aos exames realizados. O equipamento antigo já estava em funcionamento há 23 anos e já não oferecia a mesma exatidão e o atendimento adequado de antes.
Outro investimento importante foi a aquisição de novas mesas e focos cirúrgicos do HGG irão contribuir ainda mais na qualidade cirúrgica do hospital e, consequentemente, na rápida recuperação dos pacientes. Em funcionamento desse 2018, os equipamentos já estavam obsoletos e apresentavam sinais de troca. Também foram adquiridos novos racks de vídeo, o que possibilitará que o HGG amplie a realização de cirurgias por videolaparoscopia.
*Matéria da Record TV, exibida no dia 18/10/2021, no Balanço Geral.