30/09/2021 - 27/09/2021 - Doação de órgãos (TV Brasil Central - Jornal Brasil Central)



https://www.youtube.com/embed/Pr2mB8hYIuo

Você já falou com a sua família sobre doação de órgãos? Muitas vezes evitamos alguns assuntos, mas este é um que não pode ficar mais para depois. Pela legislação brasileira, a única forma de se tornar um doador de órgãos é avisando a família dessa vontade, para que, em um caso de óbito, os familiares façam a autorização da doação. Por isso, a informação e o diálogo são absolutamente fundamentais, essenciais e necessários neste momento. Durante o Setembro Verde, mês em que todo o país reforça as ações de conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos, o Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, unidade do Governo de Goiás, se junta a esta campanha de amor ao próximo.

Pionerismo
O Serviço de Transplantes de Fígado do HGG teve início em 2018 e é chefiado desde então pelo médico Claudemiro Quireze Júnior. O hospital é a única unidade de saúde a fazer esse tipo de procedimento em Goiás e já contabiliza 30 transplantes. "Essa é a maior cirurgia do corpo humano, e vem sendo estudada desde 1963. Temos orgulho de sermos pioneiros aqui em Goiás".
O HGG é referência também no Serviço de Transplante Renal. Implantado no ano de 2017, a unidade de saúde já realizou 566 procedimentos desde então, se tornando o maior hospital transplantador de rim do Centro-Oeste brasileiro, levando Goiás a ser o décimo estado em número desse tipo de procedimento no país, segundo dados do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO).

*Matéria da TV Brasil Central, exibida no dia 27/09/2021, no Jornal Brasil Central.





© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS