A Esclerose Múltipla é uma doença neuroimunológica, caracterizada por desmielinização do sistema nervoso central que acomete principalmente o cérebro, tronco cerebral, nervos cranianos e medula espinhal. Essas lesões vão produzir sintomas ligados à sensibilidade, à função motora, percepção de controle dos movimentos: perda de força, alterações da sensibilidade, alteração da percepção visual, e essas crises podem ser ocasionadas em surtos que recorrem.
Desde 2003 o Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG sedia o Centro Goiano de Estudos da Esclerose Múltipla – Cegem. De lá para cá, centenas de pacientes já foram atendidas pela equipe de profissionais da unidade do Governo de Goiás que é referência em tratamento de esclerose múltipla (EM) no Estado. O hospital oferece serviços ambulatoriais nas especialidades de neurologia (doenças desmielinizantes), urologia (bexiga neurogênica), fonoaudiologia, psicologia e psiquiatria, que atendem, de forma integrada aos pacientes. O Hospital dispõe de sala de infusão para pulsoterapia ambulatorial, que proporciona maior conforto aos doentes e evita internações desnecessárias. Todos os exames laboratoriais e de imagem são realizados no hospital ou por meio de convênios.
*Entrevista com médico neurologista do Hospital Estadual Alberto Rassi - HGG, Fernando Elias Borges, exibida no dia 17/09/2021, no programa Aqui em Casa da TV Pai Eterno.