O Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG iniciou no dia 6 de fevereiro, as cirurgias para as pessoas de intersexo. Desvios de desenvolvimento dos órgãos sexuais, ou intersexo, são condições em que há discordâncias entre algum dos fatores determinantes do sexo. Estas pessoas podem precisar, no decorrer da vida, de tratamentos hormonais ou cirúrgicos para adequar estes fatores determinantes. O HGG presta um serviço multidisciplinar para as pessoas de intersexo, sendo este inédito no Estado de Goiás.
Ambas serão cirurgias de correção de genitália ambígua. Os procedimentos serão realizados por uma equipe formada pelas médicas do HGG Margareth Giglio, que é a coordenadora do serviço na unidade, e Eliane Ribeiro, e pelos médicos Marcelo Soares e João Lino Franco, que atuarão nessas cirurgias de forma voluntária.
O ambulatório funciona às sextas-feiras, com atendimento de pacientes encaminhados da rede básica de todo o Estado de Goiás. Para ser direcionado à unidade, o paciente ou os seus responsáveis deverão procurar a rede básica e pedirem para serem encaminhados para o Ambulatório de Intersexualidade do HGG, utilizando o CID Q56 - Sexo indeterminado e pseudo-hermafroditismo. Atualmente, o serviço atende cerca de 15 pacientes e destes, quatro aguardam por cirurgia.
Matéria da TV Anhanguera, exibida no dia 10/02/2021, no Bom Dia Goiás.