Tomar decisões conflituosas quando se perde alguém da família é uma situação muito difícil. Mas, mesmo em um momento doloroso, algumas dessas atitudes podem ser um fio de esperança para outras pessoas. A campanha Setembro Verde, realizada ao longo do mês, tem o objetivo de sensibilizar a população para a doação de órgãos e tecidos. Para ser um potencial doador, não é necessário deixar algo por escrito. Porém, é fundamental comunicar à família o desejo de doação.
Transplantes no HGG
Mesmo com a pandemia da Covid-19, o Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG) fechou o primeiro semestre deste ano com um crescimento de 20% na realização de transplantes de rim e de fígado. A unidade de saúde do Governo de Goiás, gerida pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), sob orientação da Secretaria de Estado de Saúde (SES), permaneceu com o serviço de transplante. O hospital é referência em transplantes no Estado de Goiás.
Desde a criação do serviço de transplante renal em 2017, foram realizados 460 procedimentos (até agosto de 2020). O transplante hepático, habilitado em 2018, já realizou 16 cirurgias. De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), divulgado no mês de agosto, o HGG é o 5º maior centro transplantador renal país.
Matéria da TV Anhanguera, exibida no dia 03/09/2020, no Bom Dia Goiás.
#HGG #DoacaodeOrgaos #SetembroVerde #Solidariedade #DoeVida #Referencia #Saude #SUS #Idtech