Desde 2003 o Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG sedia o Centro Goiano de Estudos da Esclerose Múltipla – Cegem. De lá para cá, centenas de pacientes já foram atendidas pela equipe de profissionais da unidade do Governo de Goiás que é referência em tratamento de esclerose múltipla (EM) no Estado. Segundo o coordenador do ambulatório e médico neurologista do HGG, Fernando Elias Borges, a manifestação mais comum da doença é em adultos jovens, com a faixa etária entre 20 e 40, mas a EM também pode aparecer na infância, por volta de 10 anos, ou mais tardiamente, aos 50 anos.
“Quando ela aparece precocemente, na infância, na maioria das vezes, são quadros inflamatórios mais exuberantes que não são diagnosticados como esclerose múltipla. Normalmente, você tem uma inflamação do Sistema Nervoso Central, que é diagnosticada como encefalite ou encefalomielite disseminada aguda, e, mais tardiamente, o paciente volta a ter crises da doença, e é diagnosticado com esclerose múltipla”, diz o médico. Ele explica que no caso do diagnóstico tardio, por volta dos 50 anos, na maioria das vezes o que se percebe na ressonância é que a doença já é crônica, ou seja, o paciente passou um período assintomático e a EM só veio a se manifestar tardiamente.
Conscientização
No dia 30 de agosto é comemorado o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla. A data foi instituída por meio da Lei 11.303, em 11 de maio de 2006, para homenagear Ana Maria Amarante Levy, a mulher que levantou pela primeira vez, no Brasil, a bandeira da luta contra esta doença crônica, degenerativa e autoimune. Em 2020, mesmo com a redução dos atendimentos devido à pandemia da Covid-19, foram atendidos 276 pacientes no ambulatório de doenças desmielinizantes, dos quais 144 foram confirmados portadores de EM. O atendimento, multidisciplinar, é realizado sempre às quintas-feiras, a partir das 14 horas, mediante encaminhamento da rede básica de saúde.
Entrevista da TV Anhanguera, exibida no dia 28/08/2020, no Bom Dia Goiás.
#esclerosemultipla #hgg #concientização