Pacientes e acompanhantes do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) participaram, nesta terça-feira (24/03), de mais uma edição da Oficina de Arte. A atividade, conduzida pelo artista plástico Alexandre Liah, proporcionou um momento de acolhimento e bem-estar por meio da pintura, contribuindo para um ambiente mais leve e humanizado dentro da unidade.
De acordo com Alexandre Liah, a proposta vai além da produção artística. “Mais do que produzir uma pintura, a oficina cria um espaço de escuta, acolhimento e expressão. A arte tem esse poder de aliviar tensões e transformar o ambiente hospitalar em um lugar mais humano e sensível”, destacou.
Entre os participantes, o paciente Ezequiel Gomes da Silva. Internado para uma cirurgia, ele aproveitou a oportunidade para retomar um antigo hobby. “Achei muito bom, porque eu gosto muito de pintar, mesmo não sabendo direito. Ajudou a deixar o ambiente mais leve. Eu estava até relutante em vir, mas pensei ‘vai ser legal’. Aqui, todos pintando juntos, cria um clima muito bom, você se sente acolhido”, ressaltou.
Natalie Caetano optou por retratar uma paisagem com árvores, pássaros e um elemento especial: sua família. A paciente também aprovou a iniciativa, que ajudou a aliviar a ansiedade no período pré-operatório. “Tira o tédio e a tensão, porque a cirurgia não é algo fácil, dá medo. Quando você pinta, se distrai”, avaliou.
A Oficina de Arte integra as ações de humanização do HGG, oferecendo aos pacientes momentos de relaxamento e expressão artística durante a internação. As obras produzidas ficam expostas no próprio hospital, contribuindo para um ambiente mais acolhedor e inspirador para todos.