O Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi – HGG realizou, nesta quarta-feira (4/3), um evento especial em alusão ao Dia Mundial da Obesidade, reunindo pacientes do Programa de Controle e Cirurgia da Obesidade (PCCO) e profissionais de saúde para atividades voltadas à conscientização, prevenção e tratamento da doença. A iniciativa integrou uma programação especial da unidade, que também promove ao longo da semana, uma força-tarefa de cirurgias bariátricas.
Durante o evento, realizado no auditório do hospital, os participantes tiveram acesso a atividades de educação em saúde, práticas integrativas e momentos de interação, reforçando a importância da abordagem multidisciplinar no cuidado à obesidade. Para o médico Luiznei Rocha, integrante da equipe do PCCO, ações como essa reforçam o compromisso do hospital com o tratamento integral da doença. “A obesidade é uma doença e ela deve ser encarada como tal. E aqui no HGG a gente encara essa doença com muita seriedade. É uma doença grave, complexa, multifatorial, tem bases biológicas, ambientais, sociais e ela merece esse combate como o HGG faz, por meio do PCCO”, explica.
Além da programação educativa, o hospital realiza, entre os dias 2 e 6 de março, um mutirão de cirurgias bariátricas com o objetivo de reduzir a fila de espera pelo procedimento no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o médico, a iniciativa amplia temporariamente a capacidade cirúrgica da unidade. “Nós realizamos o ano todo uma média de seis cirurgias por semana, mas nessa força-tarefa, o nosso objetivo é realizar 12 cirurgias. Começamos na segunda-feira e esse mutirão se estende até esta sexta, com esse objetivo”, afirma.
Luiznei Rocha destaca ainda que o tratamento da obesidade envolve diversas etapas e especialidades médicas. “Depois da perda de peso, fica um excesso muito grande de pele e isso traz problemas pra saúde, não é só estética. E aqui mesmo no HGG, com a equipe da Cirurgia Plástica, a gente faz também a cirurgia reparadora. Então é um tratamento complexo, multidisciplinar, com várias especialidades médicas.”
Entre os pacientes atendidos nesta semana está o autônomo Renato Almeida, que passou pela cirurgia bariátrica nesta quarta-feira. Para ele, o procedimento representa uma oportunidade de mudança de vida. “A bariátrica é uma ferramenta pra te ajudar, ela não é a solução definitiva por si só. Se a pessoa não fizer por onde e tentar mudar seus hábitos, certamente está fadada a engordar de novo. Então eu quero muito mesmo mudar a minha alimentação, que é o principal”, relata.
Renato explica que a expectativa é recuperar a mobilidade e retomar atividades do dia a dia relacionadas ao trabalho. “Quero ter mais mobilidade, poder subir no telhado com segurança pra fazer vários trabalhos, de encanação, de telhado, de tudo, e eu fico impossibilitado de fazer porque é um risco pra mim.”
A dona de casa Elisângela Reis, moradora do município de Anicuns, aguardava há três anos pelo procedimento e realizou a cirurgia nesta quarta-feira. “A ansiedade está um pouquinho, mas está tudo sob controle. A equipe aqui é espetacular, muito boa. Tenho só que agradecer a Deus”, afirma. Ela já projeta uma nova fase após o tratamento. “Daqui cinco anos me vejo magra e com a saúde melhorada.”
A paciente Cristiane Batista também relata a transformação proporcionada pelo tratamento. Antes da cirurgia, ela chegou a pesar 160 quilos. “A obesidade leva a pessoa a se desligar do mundo. Eu não tinha vida, não podia sair sozinha, não tinha autonomia pra nada, porque eu já sou cadeirante. Eu tenho uma lesão medular há oito anos e depois que eu me tornei cadeirante, a obesidade foi tomando conta”, conta.
Segundo ela, a cirurgia representou uma decisão fundamental para preservar a própria saúde. “Quando eu vi, já estava numa situação bem complicada, que era a cirurgia bariátrica ou eu morria. Então foi uma virada de chave. Eu só tenho a agradecer ao hospital. Sou eternamente grata.”
Único hospital em Goiás habilitado pelo SUS para a realização de cirurgias bariátricas, o HGG já realizou mais de 1,6 mil procedimentos desde a implantação do serviço, em 2012, consolidando-se como referência estadual no tratamento cirúrgico da obesidade.