O Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi - HGG promoveu, no dia 31 de março, uma palestra voltada à atualização dos profissionais de saúde sobre os “13 certos” na administração de medicamentos, protocolo essencial para garantir mais segurança e qualidade no cuidado ao paciente.
O conjunto de diretrizes contempla: prescrição certa, paciente certo, medicamento certo, horário certo, via de administração certa, dose certa, forma certa, validade certa, compatibilidade certa, tempo de administração certo, orientação certa, registro certo e resposta certa. A metodologia amplia protocolos anteriores e fortalece práticas assistenciais baseadas na redução de riscos e na padronização de processos.
A capacitação foi direcionada aos colaboradores do Centro Estadual de Atenção ao Diabetes (Cead) e do Centro de Serviços Especializados (Cesesp). De acordo com a gerente do Cead, Poliany Kássia, a iniciativa integra ações de qualificação contínua da unidade.
“Os ‘13 certos’ representam um dos processos mais complexos quando falamos de infusão. No Cesesp, contamos com o Centro de Terapia Assistida (CTA), que dá continuidade ao tratamento de doenças raras, área em que o HGG é referência. Trata-se de um ambiente voltado especificamente para infusões venosas, onde existem diversos pontos críticos que podem impactar a segurança do paciente. Por isso, trouxemos essa capacitação com o objetivo de reciclar e atualizar a equipe”, pontuou.
A gerente também destaca que a atenção deve ser ainda mais rigorosa no contexto do Centro de Terapia Assistida, onde são administrados medicamentos de alto custo e alta complexidade. “Os medicamentos utilizados no CTA são de alto custo, muitos deles obtidos por meio de processos judiciais, podendo chegar a R$ 300 mil. Isso exige um nível elevado de responsabilidade da equipe, tanto na administração quanto na diluição, já que qualquer perda impacta diretamente o tratamento.”