05/09/2024 - HGG promove palestra informativa sobre Mitos e Verdades do diabetes tipo I



Crianças e adultos participaram da iniciativa

No dia 27 de agosto, pacientes e acompanhantes que aguardavam por atendimento no Centro Estadual de Atenção ao Diabetes – CEAD, unidade de atendimento do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, participaram de uma palestra informativa sobre os Mitos e Verdades do diabetes tipo I, com a médica endocrinologista Tainara Emília Rodrigues Silva. Com um quiz de verdadeiro ou falso, a profissional de saúde conversou com os adultos e crianças presentes, esclarecendo dúvidas e compartilhando orientações.

O senhor Paulo Wosnjuk é paciente do Cead há dois anos. Ele comenta que o atendimento multidisciplinar da unidade foi fundamental para seu tratamento. “Depois que vim fazer o tratamento aqui, minha vida mudou. O atendimento com a profissional de psicologia me ajudou a compreender muitas questões pessoais. Estou muito feliz, até minha esposa tem vontade de consultar aqui”, contou alegre.

O paciente Anecy Gomes Guimarães adora consumir chocolate amargo. Ele aproveitou a palestra para esclarecer dúvidas com a endocrinologista. “A médica disse que podemos consumir com moderação e eu adoro um chocolate. Só tenho que agradecer pelo atendimento na unidade, faz cinco anos que realizo meu tratamento aqui, e desde então meu diabetes está controlado. Além disso, o novo espaço está lindo, ficou bom demais.”

A médica endocrinologista Tainara Emília Rodrigues Silva explica que é necessário esclarecer para a população a diferença entre os tipos de diabetes. “Muitos acham que podem usar o mesmo medicamento de outros pacientes, e isso não é verdade. Cada indivíduo tem suas particularidades. Precisamos esclarecer também que o diagnóstico do diabetes não é uma sentença para o fim da vida, mas o início de uma rotina mais controlada. Além disso, temos que explicar que o paciente com diabetes não precisa seguir uma rotina baseada exclusivamente em dietas, o objetivo é que a alimentação seja balanceada, com exercícios, e o uso correto dos medicamentos, tudo isso é realizado por meio do atendimento multiprofissional, que faz toda a diferença".

Diabetes
Segundo informações do Ministério da Saúde (MS), o diabetes é uma doença crônica causada pela insuficiência ou falta de absorção adequada de insulina no organismo. A enfermidade além de ser hereditária, acomete crianças e adultos. Atualmente, entre 5% e 10% da população total do Brasil é composta por diabéticos.

Ainda de acordo com o MS: “A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose (açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo. O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte. O tratamento exige o uso diário de insulina e/ou outros medicamentos para controlar a glicose no sangue.”

Para a Sociedade Brasileira de Diabetes, a melhor forma de prevenir a doença é tendo hábitos saudáveis como a realização de atividades físicas, alimentação saudável, evitando o consumo de bebidas alcoólicas e uso do tabaco.




© IDTECH, Hospital Estadual Alberto Rassi/HGG, Hemocentro de Goiás - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS