Goiânia, 21 de julho de 2017    




Responsabilidade Social

Nós queremos um mundo melhor



A aplicação de novas tecnologias desenvolvidas pelo Idtech está ligada diretamente ao desenvolvimento sustentável. A responsabilidade social e ambiental faz parte da essência do Instituto que busca a inserção social e a preservação do meio ambiente. O Idtech mudou para melhor a vida de milhares de cidadãos, seja pelo caráter dos serviços que presta – projetos de informática aplicados à cidadania e a melhoria de qualidade de vida, seja pelas políticas de responsabilidade social implantadas.



[+] Plateia Social
O projeto Plateia Social consiste em promover a inclusão social por meio de espetáculos e exposições culturais. Oferece a quem nunca teve acesso a um teatro, cinema ou museu, a oportunidade de entrar no mundo das artes. É a união de esforços de parceiros para que a arte seja uma forma de trabalhar o respeito à diversidade cultural.

[+] Centro de Inclusão Digital ao Trabalhador (CIT)
A escola de informática, que funciona no Procon Municipal de Goiânia, é fruto de uma parceria entre Sistema Municipal de Defesa do Consumidor e Assessoria Especial de Políticas para a Igualdade Racial (Asppir). Os cursos são gratuitos e como ferramenta para a promoção da igualdade social e da democracia, prioriza jovens negros e de famílias carentes. A primeira turma recebeu o certificado das mãos do ator Milton Gonçalves, apoiador do projeto.

[+] Selo Milton Gonçalves
O Idtech foi a primeira instituição de Goiânia a habilitar-se ao selo Milton Gonçalves, criado pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Assessoria Especial de Políticas de Promoção de Igualdade Racial (Asppir), para destacar instituições e empresas que contratam respeitando a diversidade social, promovendo assim a inclusão de grupos historicamente discriminados no mercado de trabalho, como negros, mulheres, homossexuais e outros.

[+] Solidariedade.ponto.com
Tem como objetivo levar entretenimento, inclusão digital e mensagens de conforto e incentivo, por meio do Twitter, aos pacientes de instituições de saúde pública e filantrópicas de Goiânia e Aparecida de Goiânia. A primeira edição, no mês de setembro de 2010, em comemoração aos 5 anos do Instituto, foi realizada na pediatria do Hospital Araújo Jorge, beneficiando crianças em tratamento quimioterápico contra o câncer.
Além dos pacientes do Hospital Araújo Jorge, o projeto contemplou, até outubro de 2011, pessoas atendidas pelo Centro de Orientação e Assistência ao Encefalopata (Corae), Instituto Batuíra de Saúde Mental, e Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) de Aparecida de Goiânia. Foram beneficiadas pelo menos 320 pessoas, entre adultos e crianças, sendo que a maioria nunca havia navegado na internet.

[+] Centro de Inclusão Digital do Hospital Araújo Jorge
A realização do projeto Solidariedade.ponto.com no Hospital Araújo Jorge foi além das expectativas e a unidade de saúde reivindicou a instalação permanente de computadores na sala de quimioterapia. O Idtech conseguiu então viabilizar a estruturação de um centro de inclusão digital permanente no Hospital que vem ajudando a minimizar os efeitos colaterais do tratamento nos pacientes.

[+] Lan House Social
É uma oficina de inclusão digital que se constitui na montagem de laboratórios de informática itinerantes ou no aproveitamento dessas estruturas existentes em escolas onde são realizadas edições da Ação Cidadã Prefeitura Mais Perto de Você, promovidas pela prefeitura de Aparecida de Goiânia. É uma vertente do Projeto Solidariedade.ponto.com que leva inclusão sociodigital à comunidade carente, atendida nos mutirões.

[+] Residenciais da Prefeitura de Goiânia

A partir do Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS) desenvolvido pelo Idtech nos residenciais Jardins do Cerrado, Mundo Novo, Santa Fé, Buena Vista e Orlando de Morais, o Idtech promove uma série de atividades gratuitas aos moradores, entre as quais, aulas de iniciação esportiva, como capoeira, dança e futebol. Também são realizados cursos profissionalizantes, de culinária, artesanato, construção, entre outros.

[+] Educação ambiental nos residenciais
O Idtech, por meio do Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS), promove atividades na área da conscientização ambiental dos moradores dos residenciais destinados à população de baixa renda e, ou que moravam em área de risco. Concurso de desenhos com temática ecológica, formação de multiplicadores mirins e passeios na Vila Ambiental são promovidos especialmente para as crianças e jovens.

[+] Política ambiental de vizinhança
Lançada em junho de 2009, durante as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, a Política Ambiental de Vizinhança visa à adesão de moradores próximos à sede do Idtech, no Setor Oeste, ao Programa Goiânia Coleta Seletiva, da Prefeitura de Goiânia. Os colaboradores distribuíram folders explicativos aos vizinhos das unidades de trabalho sobre como separar o material reciclável.

[+] Posto de Entrega Voluntária (PEV)
Para incentivar a reciclagem do lixo e contribuir com o Projeto Goiânia Coleta Seletiva de Lixo da Prefeitura de Goiânia, o Idtech instalou um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) em frente à sua sede, na Rua 01, Setor Oeste. O PEV recebe materiais como papeis, metais e vidro, possuindo também compartimento para depósito de pilhas e baterias. Por isso ajudam a reduzir o impacto sobre o aterro sanitário.

[+] Reurbanização de áreas de posse
Junto com a Universidade Católica de Goiás (UCG), o Projeto Rondon® Goiás, e a Secretaria Municipal de Habitação (Smhab), o Idtech está envolvido na elaboração do projeto de reurbanização das áreas de posse desocupadas pelo Programa Municipal A Casa da Gente. Serão alvo dos projetos as Vilas Montecelli e Coronel Cosme e o Jardim das Aroeiras, onde está a área de posse conhecida como Buracão.

[+] Campanha do Papel
O Idtech encaminha todo o papel que descarta para reciclagem. Por meio de caixas de coleta instaladas em seus postos de trabalho, o Instituto incentiva seus colaboradores a fazerem o mesmo com o papel descartado em suas residências. A iniciativa também tem a adesão das empresas parceiras e comércio vizinho aos postos de trabalho. Os recursos obtidos com essa campanha são revertidos em brinquedos para serem distribuídos no Natal.

[+] Campanha do Agasalho
A Campanha "Seu calor humano faz toda a diferença" foi realizada pela primeira vez em 2009, em parceria com a Rádio 730. Em sua terceira edição arrecadou mais de 19 mil peças de roupas, beneficiando mais de 30 instituições, entre as quais creches, asilos, entidades de apoio aos portadores de HIV, entre outras. As doações são entregues pelos colaboradores, que conhecem de perto a realidade de quem precisa de ajuda.

[+] Campanha do Brinquedo
Realizada anualmente, desde 2008, a Campanha Natal Criança Feliz beneficia crianças carentes da capital e Região Metropolitana de Goiânia. É desenvolvida em parceria com a TV Serra Dourada e tem como aliada a Campanha do Papel. Em 2010, a arrecadação foi 45% maior do que no ano anterior. Nestes três anos, pelo menos 10 mil brinquedos distribuídos para dezenas de instituições de assistência.

[+] Jovem Aprendiz
A partir de junho de 2009, o Idtech incorporou ao seu quadro de colaboradores a figura do jovem aprendiz. Adolescentes e jovens trabalham no Instituto contratados de acordo com os critérios previstos na Lei nº 10.097, de 19 de dezembro de 2000, de incentivo ao primeiro emprego. A Lei alterou a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e regulamentou as atividades laborais nesta fase da vida.

[+] Cidadãos melhores
O Idtech instituiu em 2009, com a assinatura de acordo coletivo de trabalho, a licença-adoção. O benefício contempla todos trabalhadores do Instituto que adotam crianças e inclui os colaboradores em união estável homoafetiva. O mesmo acordo prorrogou a licença-maternidade de 120 para 180 dias, medida que favorece o aleitamento materno exclusivo até os seis meses.

[+] Nós Podemos Goiás
O Idtech tem como premissa a inclusão social. Seus projetos contribuem para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). A organização participa ativamente do movimento Nós Podemos Goiás, que reúne representantes da sociedade civil e poder público no Estado em prol de um mundo mais justo e igualitário.

[+] Campanhas de saúde do colaborador
Do tratamento contra o tabagismo até a conscientização sobre o uso de preservativo para o combate a Aids, o Idtech mantém, em parceria com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), calendário voltado para a promoção da saúde e bem estar de seus colaboradores. Entre as ações destaca-se também a Campanha da Voz, que beneficiou inclusive agentes de atendimento de outras empresas e instituições.



Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700