30/06/2020 - HGG celebra mês junino



Comemorada de forma diferente, data não passou em branco no hospital

Quando chega o mês de junho, a animação toma conta de todos no Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG. O ritmo da quadrilha começa a contagiar a todos, as bandeirolas começam a aparecer... até o cheirinho das comidas típicas já pode ser sentido pelos corredores do hospital. É a época mais alegre do ano, afinal quadrilha é alegria! Esse ano, no entanto, muitas dessas experiências ficaram apenas no imaginário. A Covid-19 chegou para modificar nossos costumes, entre eles as comemorações juninas. Mas não precisa se avexar, sô! Nós não deixamos a tradição se perder!

Nessa época do ano, desde 2015, o hospital se transforma num ambiente de muita alegria, com comida boa e muita festança. E esse ano não foi diferente: foram servidas refeições especiais para os pacientes, com pipoca, cachorro quente e até bolo de milho, mané pelado e canjica. Isso além da decoração especial de arraiá ao lado da recepção central e de uma seção de fotos das damas e dos cavalheiros que capricharam na roupa xadrez, trancinhas nos cabelos e até maquiagem especial - tudo isso para levar a magia do São João aos usuários do HGG. Ah, mas ninguém se esqueceu da segurança não, viu?! As fotos foram feitas individualmente, sem nenhum contato físico, e todos usaram máscaras, afinal a prevenção é essencial nesse momento.

Entre as fotos dessa festa junina diferente, uma se destacou: a da Thais Freire, recepcionista do Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) da unidade de saúde. Em meio à pandemia, ela contraiu o coronavírus e precisou se ausentar do trabalho por 20 dias. Agora, já recuperada e de volta à missão de ajudar quem mais precisa, a profissional da saúde fez questão de deixar registrado que venceu a Covid-19. Ela foi até o espaço decorado para as fotos com uma plaquinha com os dizeres "eu venci o Covid!". Segundo ela, esses momentos de descontração e humanização vividos no hospital dão ainda mais força para colaboradores, acompanhantes e, especialmente, pacientes. "Em meio a um momento tão difícil como o que estamos passando, ter um dia descontraído, com as cores e o cheiro da quadrilha nos faz esquecer, ainda que por um momento, de todas as notícias ruins. Isso nos dá alegria e ainda mais força para continuar. Para todos nós isso faz a diferença, mas para os pacientes ainda mais. A gente consegue ver o brilho diferente nos olhos deles e isso auxilia diretamente na recuperação", comenta Thais.

Quem também aproveitou o espaço de fotos foi a gerente de nutrição do HGG, Valéria Souza. Ela foi a responsável por definir o cardápio especial de quadrilha de acordo com as especificidades nutricionais de cada paciente. Assim, todos puderam se deliciar sem nenhum risco de alteração no quadro clínico. "Nós preparamos um cardápio especial, tanto para os pacientes quanto para os colaboradores. Para os pacientes, esses alimentos foram pensados individualmente, com cardápio adequado à própria rotina clínica. Para os diabéticos, por exemplo, nós substituímos os alimentos doces por derivados ou com adoçantes e, para os de dieta líquida, adaptamos os alimentos para que ficassem ainda mais apetitosos aos olhos, como no caso das gelatinas multicoloridas. Desta forma, conseguimos incluir todos os nossos pacientes nas comemorações e degustações juninas", destaca a nutricionista.

A ideia de fazer essa festa junina simbólica como atividade de humanização em meio a pandemia da Covid-19 partiu da equipe de enfermagem do hospital. De acordo com a diretora de Enfermagem do HGG, Natálie Alves, o hospital é conhecido pelos projetos de humanização, que já se consolidaram ao longo dos anos. Para ela, entre essas ações se destacam as datas comemorativas, como a Festa Junina. "Como já é tradição, esse é um momento esperado por todos no hospital e, diante disso, não poderíamos deixar de comemorar. Para isso, pensando na saúde e bem-estar de todos, nós decoramos um espaço temático e convidamos os profissionais a virem vestidos a caráter para que esse momento ficasse registrado por fotos. Essa foi uma forma de mostrarmos que juntos venceremos mais essa batalha, com segurança, sorriso no rosto e muita alegria", conta Natálie.

Quadrilha Arriba Saia

E pra quem pensou que não teve quadrilha, se enganou! O grupo Arriba Saia fez questão de enviar um recado por vídeo para os pacientes, acompanhantes e colaboradores do HGG. No recado, eles disseram que esse ano não puderam estar presentes, mas que no próximo o compromisso já está feito. Além da mensagem, todos assistiram à apresentação da Quadrilha Arriba Saia, registrada em anos anteriores. Uma alegria danada!

Exposição de fotos

Além de tudo isso, cerca de 60 fotografias foram selecionadas para compor a exposição de fotos da história do Arraiá do HGG, que começou em 2015. Nelas estão os registros dos momentos mais importantes vividos nos últimos festejos de São João no hospital. São imagens que remetem a boas lembranças e à importância da missão de salvar vidas e de levar alegria a quem mais precisa. A exposição permaneceu no hall de entrada do hospital, por onde todos os profissionais transitam, por todo o mês de junho.



Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS