13/03/2019 - Pacientes do HGG participam de oficina de pintura em tela



A oficina faz parte do projeto Arte no HGG e é orientada pelo professor da Escola de Artes Visuais, Alexandre Liah

“A arte suprema tem por fim libertar — erguer a alma acima de tudo quanto é estreito, acima dos instintos, das preocupações morais ou imorais”. A frase do poeta e escritor português Fernando Pessoa mostra a importância da arte como mecanismo de libertação dos indivíduos, ela funciona como terapia para as nossas preocupações e dificuldades na pesada rotina que enfrentamos todos os dias.

A arte simboliza exatamente a frase de Fernando Pessoa para a paciente do Hospital Estadual Alberto Rassi - HGG, Ritiele Naiara, que pintou a lua nascendo no mar durante a oficina de arte realizada na última terça-feira, 12 de março. Apesar de nunca ter conhecido o mar, Ritiele alimenta o desejo de vê-lo de perto, por isso, fez questão de contornar com tinta em tela a paisagem.

“Estou há um mês internada e não saí do quarto ainda, mas hoje resolvi participar da oficina e estou me sentindo mais leve, mais feliz. Eu sempre gosto de quadros com paisagens e, o mar é um sonho que tenho de conhecer um dia, por isso, foi a primeira ideia que me surgiu na mente”, disse.

A oficina de arte faz parte do projeto Arte no HGG e é orientada pelo professor da Escola de Artes Visuais, Alexandre Liah. A oficina é realizada a cada quinze dias no Jardim da Solistência.

O projeto encantou a dona de casa Ariante Lacerda Barbosa da Silva, que nunca teve contato com uma tela e com o pincel, mas confeccionava um quadro em arte abstrata. “Nunca pintei tela na minha vida. Estou fazendo uma mistura de cores aqui, gosto de cores vivas e, como não sei desenhar, fiz esse desenho meio doido”, brincou.




Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS