23/01/2019 - Em oito meses, Unidade Coletora de Sangue do HGG recebeu mais de 1500 doadores



Entre os doadores estão acompanhantes de pacientes internados e colaboradores

Em funcionamento desde maio de 2018, a Unidade Coletora de Sangue do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, contabilizou mais de 1500 doadores até o fim de dezembro. A Unidade é um braço da Hemorrede e proporciona comodidade e agilidade aos familiares acompanhantes ou que estiverem visitando um paciente e desejarem doar, podendo realizar o ato no próprio hospital. O HGG recebe um grande fluxo de pacientes de interior que têm sua possibilidade de locomoção reduzida, o que também facilita a concretização da intenção de doação.

O novo local para doação facilitou a logística para as pessoas que estão com algum ente querido internado. É o caso da Fernanda Maria Pereira da Silva, que esteve com o filho internado, e decidiu mobilizar familiares e amigos para efetuarem a doação na Unidade. “Para quem precisa acompanhar o parente internado, ficou bem mais fácil. Quando meu filho estava em tratamento, precisava fazer várias transfusões, e para não ficar devendo e baixar o estoque, eu fiz uma campanha entre as pessoas que eu conheci. Foram mais de 70 pessoas que doaram em um período de 15 dias”, declarou.

Os colaboradores do HGG também realizam suas doações. Durante todo este período, a Unidade Coletora de Sangue realizou palestras e ações de conscientização dentro do hospital, com o intuito de fazer com que os colaboradores abracem a causa. Victor Hugo Noleto trabalha no Serviço de Nutrição e explicou que ficou mais fácil realizar a doação. “Muitas pessoas precisam e uma doação pode salvar várias vidas. Eu fiz o compromisso para doar a cada dois meses para ajudar aqueles que necessitam”.

Para a gerente da Unidade Coletora de Sangue, Bruna Paixão, o hospital utiliza um número considerável de bolsas de sangue, já que realiza cirurgias de alta complexidade, como os transplantes. “Trabalhamos diariamente na captação e na fidelização dos doadores nesta Unidade. Nosso objetivo é contribuir com o abastecimento do estoque de hemocomponentes do Hemocentro coordenador que, além do HGG, abastece todos os hospitais públicos estaduais. Precisamos mostrar para as pessoas que a doação é um procedimento seguro, rápido e algo que a maioria pode fazer”, declarou.

Quem preferir, também pode agendar a doação. O número para o agendamento é (62) 3209-9952. A Unidade Coletora de Sangue está localizada no jardim externo, em frente à portaria da avenida Anhanguera.




Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS